surto de toxoplasmose

Técnicos do Ministério da Saúde devem ajudar na investigação da toxoplasmose

Thays Ceretta

O surto de toxoplasmose em Santa Maria está chamando a atenção de profissionais da área de saúde de outros países. O Diário apurou que técnicos do Ministério da Saúde devem vir para Santa Maria nos próximos dias. O reforço foi tratado durante uma reunião entre o prefeito, Jorge Pozzobom, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, e o deputado federal Osmar Terra. Além deles, representantes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (em inglês: Centers for Disease Control and Prevention - CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, também devem vir à cidade para acompanhar as investigações.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

Um novo boletim atualizando os casos de toxoplasmose no município será divulgado nesta sexta-feira. Por decisão da Secretaria de Saúde do Estado (SES), o informativo passou a ser divulgado uma vez na semana. Além disso, a expectativa é que a Vigilância em Saúde do município divulgue também o nome dos bairros onde as pessoas que adquiriam a doença moram. No último boletim, divulgado no dia 18 de maio, foram confirmados 352 casos de toxoplasmose na cidade de acordo com os exames de contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen -RS). Dos 1.011 casos notificados no município por meio de exames laboratoriais, 352 são confirmados, entre eles, 27 pacientes são gestantes. Dos 352 casos confirmados, 98% pacientes residem em Santa Maria. Os demais em Caxias do Sul, São Sepé, São Martinho da Serra, Cacequi e Jari. Outros 665 casos são considerados suspeitos. 

A doença é transmitida via oral, ou seja, por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. Para tentar descobrir a origem do surto de toxoplasmose, anunciado há um mês em Santa Maria, equipes das secretarias de Saúde do Estado e do município estão trabalhando em conjunto com profissionais do Ministério da Saúde. A chamada busca ativa começou no mês de abril não tem previsão de terminar. É por isso que os médicos infectologistas reforçam que os cuidados para prevenir a toxoplasmose ainda são necessários como: ferver a água por um minuto antes de beber, lavar bem os alimentos, cozinhar ou assar bastante as carnes, evitar comida crua e o contato com fezes de gato.

Infectologista reforça que cuidados para prevenir a toxoplasmose ainda são necessários

Na última quarta-feira, o Diário teve acesso ao relatório de investigação do surto de toxoplasmose. De acordo com o documento, a maioria dos pacientes com diagnóstico confirmado são de pessoas do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e 39 anos. A última informação divulgada pela secretaria Estadual de Saúde, era que os casos foram registrados em 19 bairros da cidade, a reportagem não teve acesso ao nome dos outros 14. Os bairros com o maior número de casos são: Tancredo Neves, Juscelino Kubitscheck, Pinheiro Machado, Centro e Nova Santa Marta.  

O superintendente da Vigilância em Saúde do município, Alexandre Streb explica que os bairros que aparecem no relatório são onde as pessoas (com confirmação da doença) moram, mas isso não quer dizer que o foco da contaminação esteja nesses bairros, que há presença do protozoário lá. Elas podem ter se contaminado no local de trabalho, podem terem adquirido a doença no lugar onde almoçam. A definição dos bairros com pessoas mais doentes já determinou algumas ações por parte da equipe de investigação. A ideia é que os outros bairros sejam divulgados nesta sexta.

- A gente vai estar lançando uma planilha na sexta-feira com os dados completos e de forma acessível para a população entender. A ente vai divulgar o número atualizado e os nomes, vai ser um mapeamento mais completo. Esses cinco mais tem pessoas doentes, assim como os outros - comentou Streb.

Exames comprovam que morte de dois fetos e um aborto foram causados pela toxoplasmose

No relatório, consta ainda que outras 123 pessoas estão com a doença, porém, não foi informado o bairro onde moram, das outras 108 pessoas ainda não há informação. Quanto à distribuição dos casos por bairros, a assessoria de comunicação social da Secretaria de Saúde do Estado confirma a informação dos 19 bairros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Militares de Santa Maria recebem orientações sobre toxoplasmose Anterior

Militares de Santa Maria recebem orientações sobre toxoplasmose

Prefeito vai novamente a Brasília pedir medicamentos para a toxoplasmose Próximo

Prefeito vai novamente a Brasília pedir medicamentos para a toxoplasmose

Saúde